Começando o sistema Fly Lady

quinta-feira, outubro 25, 2012


Bem-Vinda nova FLYbaby!!!

Você que decidiu andar pela Internet e clicar “Organização de Lar”, no Google, deve ter tido a maior dificuldade...

Procurando pelo mesmo assunto em Inglês, você se depara com um Site na NET chamado FLYLady – Your personal coach: www.flylady.net

FLYLady disponibiliza um Sistema de Organização, que funciona, disponibiliza material e dicas para quem estiver interessado.
É uma mudança na sua vida e você tem que estar pronto para aceitar isso sem Reclamações.

A Dona de Casa não precisa ser uma Mulher desperada, correndo contra o tempo, também não precisa ser uma Mulher descabelada, ou com Bobes! A FLYLady é Categórica – a sua própria chefe é você e quem dá as ordens é você – Chega de acumular bugigangas, deixar Pia lotada de comida, pratos e coisas fora do lugar!

Começando

Você pode se inscrever no site oficial (FLYLady.net), se entender inglês. A página no Facebooktambém é bastante ativa e conta com dicas diárias e depoimentos de outras seguidoras do método. Se prefere em português, você pode participar da lista FLYing Brasil, que envia as mensagens por e-mail.

Rotinas

Crie duas rotinas: uma para quando acordar e outra para antes de dormir. o objetivo dessas rotinas é otimizar o seu dia-a-dia, te colocando no piloto automático para certas coisas e garantindo que você não se esqueça de nada importante. Veja aqui um exemplo de rotina matinal  e um de rotina noturna.

Declutter

Declutter significa “destralhar”. A ideia geral é que não é possível organizar o que é tralha. Então, antes de tentar se organizar, você precisa se desfazer do que não serve para mais nada. Comece fazendo 15 minutos por dia: marque 15 minutos em seu timer (daqueles de cozinha, ou o alarme do celular), pegue uma sacola de lixo e vá andando pela casa, jogando fora tudo o que encontrar e que é lixo, como embalagens vazias. 15 minutos por dia parecem pouco, mas já dão uma enorme aliviada. Este é o primeiro hábito que você pode introduzir em sua vida. Quando o alarme tocar, pare e vá fazer outra coisa. Você vai se surpreender com o que consegue fazer em 15 minutos!
Depois de seguir os passos acima, veja o que você pode fazer:
  • Divida sua casa por zonas determinadas por ela, que são: zona 1 (varanda, entrada e sala de jantar), zona 2 (cozinha, área de serviço e quintal), zona 3 (banheiro e segundo quarto), zona 4 (quarto principal) e zona 5 (sala de estar). A ideia é trabalhar cada semana do mês em uma zona, de modo que você não precise limpar tudo de uma vez e a casa se mantenha limpa ao longo do tempo.
  • Comece a fazer a missão do dia, enviada por e-mail pela lista ou vendo pelo site da FLY Lady. Cada missão do dia é uma tarefa rápida (geralmente, pode ser feita em 15 minutos) que mantém a sua casa limpa sem muito esforço, fazendo um pouco por dia.
  • Faça a limpeza detalhada de cada cômodo, se ele já estiver livre da tralha. As listas de limpeza detalhadas podem ser encontradas aqui no blog ou acessadas no site da FLY Lady. Mas lembre-se: só devem ser seguidas quando o cômodo estiver “destralhado”. Se já é o seu caso, organize-se de acordo com a zona da semana.
  • Monte seu control journal, que basicamente é um fichário onde você coloca todas as informações da casa, incluindo as rotinas, menus da semana etc. Não tenha pressa quanto a isso, pois ele é montado aos poucos mesmo. Inicialmente, arranje um fichário e insira o que você já tem (listas detalhadas de limpeza, menus e rotinas).
  • Instaure a técnica dos 15 minutos não só para o declutter, mas para outras tarefas. A sala está um caos e você não tem pique para arrumar? Coloque o timer em 15 minutos e faça o melhor que puder nesse tempo.
O sistema FLY Lady é para todos os dias, todas as casas, todas as famílias. Você não precisa seguí-lo ao pé da letra, mas só o fato de fazer um pouco por dia já muda a cara da sua casa com toda a certeza. E, se você não sabia por onde começar, agora já sabe. =)

Poderá gostar também

0 comentários