VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE OS RISCOS DO BHT DURANTE O ALEITAMENTO MATERNO?

sábado, outubro 20, 2018


Boa tarde, mamãe! Tudo bem?
 
 
O BHT é uma substância que está presente em diversos produtos e pode causar sérios problemas de saúde, inclusive para os bebês através da amamentação.
 
A pediatra Dra. Fernanda Catharino, gravou um vídeo explicando sobre esses riscos tão perigosos para os bebês que muitas mães não sabem. 


Pesquisa revela que substância pode causar efeitos adversos em bebês

Ele está presente em diferentes produtos. Com a função antioxidante, cuja finalidade é evitar a decomposição de óleo e gordura e também de manter a conservação de produtos, é facilmente encontrado em alimentos industrializados, materiais de embalagens, cosméticos e até mesmo medicamentos.  Descobriu de quem estamos falando? Do butil-hidroxitolueno, o BHT.

Embora tenha seu uso permitido por órgãos internacionais (como a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e nacionais (ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dentro de um limite considerado seguro, pesquisas revelam que o BHT pode ser prejudicial à saúde quando presente além do limite de segurança.

Estudos trazem um alerta às lactantes que utilizam pomadas para fissuras mamilares à base de lanolina, pois alguns produtos comercializados aqui no Brasil utilizam o BHT em sua fórmula, mas se intitulam “puros” e omitem em suas composições a presença da substância. No Brasil, o limite aceito para o BHT é de 0,03mg/kg de peso corpóreo (proporção equivalente a 1:1.000.000). O BHT é um derivado fenólico, pertencente a um grupo químico com alto poder tóxico para o fígado e rins. Além disso, estudos realizados em todo o mundo revelam que o BHT tem a capacidade de aumentar o teor de lipídeos e de colesterol no sangue, além de dificultar a absorção de nutrientes como as vitaminas A e D. Reações alérgicas como urticária e dermatite eczematosa também estão descritos em outros estudos. Estudos registrados na década de 70 descrevem a ocorrência de tumores hepáticos em ratos, bem como a inibição in vitro da síntese de DNA de linfócitos humanos.

Análise realizada com as 5 principais marcas de pomada à base de lanolina para fissuras mamárias mais utilizadas no mercado apontou que, embora nenhuma delas citem em seus rótulos a presença de BHT, 4 delas possuem a substância em sua composição, em concentrações que variam de 120 a 140ppm (partes por milhão), o que chama a atenção de quem se preocupa com a saúde do lactente. Apenas a marca Lansinoh não apresentou BHT dentre os seus componentes.

Diante dessa realidade, fica alerta para que as lactantes prestem atenção nos rótulos e pesquisem sobre as composições dos produtos, a fim de saber o grau de pureza de cada marca. Quando se fala da saúde do bebê, não existe margem para correr riscos.


Observação: Pesquisa realizada no Brasil em 2016 e coordenada pelo Ginecologista Obstetra, Diretor da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia
- FEBRASGO, Dr. Corintio Mariani Neto.

Poderá gostar também

0 comentários